Cinco meses após o início da quarentena no Brasil e passado um pouco do choque inicial de que a nossa rotina mudaria radicalmente até o final do ano e talvez até meados do primeiro semestre de 2021, as empresas começaram a repensar suas estratégias comerciais a fim de sanar perdas repentinas de faturamento e até mesmo de explorar novas oportunidades surgidas com a pandemia.
Uma dessas #oportunidades é a adoção do #ecommerce como principal canal de #vendas dos seus estabelecimentos. Sim… muitas empresas que no início do ano sequer cogitavam a possibilidade de vender pela Internet, hoje já encaram essa prática como questão de sobrevivência dos seus negócios.
A queda de faturamento forçou muitos negócios a venderem #online… diversos deles, de maneira precária, pegando pedidos por #WhatsApp ou através das redes sociais, sem um sistema integrado de gestão de pedidos, o que tem gerado muitas reclamações por parte dos #consumidores com relação a atrasos, pedidos errados, erros de cobrança, etc.
Tudo isso porque não houve um planejamento prévio da mecânica do atendimento.
Muitas #empresas simplesmente remanejaram funcionários de outras áreas para realizarem a coleta dos #pedidos, separação, expedição e #entrega, sem sequer realizarem uma capacitação mínima para isso, gerando uma avalanche de problemas que provavelmente não ocorreriam se houvesse um mínimo #treinamento ou se a empresa realizasse as vendas de uma maneira mais #automatizada através de meios que não necessitem de tanta interação humana.
Outras, no entanto, perceberam a importância de orientar os #trabalhadores e investir em #automação de processos. Várias delas, inclusive, descobriram em seus quadros de colaboradores #talentos que até então elas ignoravam. Isso as colocou em uma situação de #vantagem #competitiva, reduzindo expressivamente os #custos operacionais e prejuízos com operações desnecessárias. Esse #investimento possibilitou a elas focar na otimização de processos para atender com maior rapidez e #eficiência.
Você já realizou uma Análise SWOT na sua empresa? Isto é… já avaliou quais são os pontos fortes e fracos do seu negócio? Já analisou os riscos e as oportunidades que o seu mercado oferece? Se sim, certamente você adquiriu condições de atenuar suas fraquezas e potencializar seus diferenciais para contornar os riscos e abraçar novas oportunidades com maior confiança.
Não sabemos ao certo quando é que essa #pandemia vai passar… mas a certeza que temos é que quando ela se for, deixará para trás uma série de aprendizados e uma cultura de planejamento mais forte em nossos empreendedores.
Talvez não passemos por nada parecido neste século, mas a prática de avaliar os prováveis riscos e eliminá-los antes que eles se tornem reais e investir nas potenciais oportunidades sem medo de deixar a sua zona de conforto permanecerá nas empresas que conseguirem seguir em frente.
Nossa equipe é especialista em avaliar mercados e fortalecer potencialidades de negócios para fazê-los vencer crises e adversidades.
Quer nossa ajuda para fazer o seu negócio vencer os obstáculos dessa nova economia? Entre em contato conosco. Nossos profissionais terão o maior prazer em ajudar sua empresa a seguir no rumo certo!
Um grande abraço e até o próximo artigo.
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