No post anterior falei um pouco sobre a história da Internet e as origens do marketing digital. Se você ainda não leu esse artigo, pode acessa-lo aqui. Hoje vou falar sobre como o marketing digital está atualmente.
Quem somos nós?
Toda empresa que pretende estabelecer negócios atualmente deve estar atenta ao ambiente digital e fazer o possível para marcar presença nesse meio. Por mais que o seu negócio seja físico, você já deve ter percebido que os hábitos de consumo das pessoas tendem a ser cada vez mais online. E isso se deve por uma série de fatores: a comodidade de #comprar sem precisar sair de casa, pegar o carro, atravessar a cidade, enfrentar congestionamento, gastar com combustível, estacionamento, lidar com atendentes (que nem sempre estão em um dia bom), a falta de tempo, de paciência, de disponibilidade...
O que queremos?
Todos nós queremos vender mais, porém a atual conjuntura econômica tem forçado o consumidor a repensar sua forma de comprar. Agora ele pesquisa, avalia, busca opiniões, encontra o melhor preço, aguarda épocas de liquidações, black friday, etc. Antigamente seu concorrente era a loja em frente à sua, hoje, nasce um concorrente a cada dia, que leva um cliente a cada minuto. Essa tarefa de vender mais tem se mostrado cada dia mais desafiadora.
Como vamos fazer isso?
Como sua empresa tem lidado com essa nova realidade? Ela já possui perfis nas redes sociais? ÓTIMO! Mas o que você tem postado? #Novidades? #Ofertas? #Enquetes? #Vídeos? Com que regularidade você posta conteúdo? Você #impulsiona suas #postagens? ou aposta somente no #tráfego #orgânico? Já sabe o horário em que seus clientes costumam estar online para #interagir com eles? Como eles reagem às suas postagens? Você acompanha o feedback deles? Você responde as #mensagens e #comentários que seus clientes deixam nas suas redes sociais? Quando seu cliente clica na sua postagem, para onde ele é direcionado? Você tem uma #loja #virtual? Já fez um cadastro da sua empresa no #Google? Como as pessoas tem avaliado sua empresa por lá? Você acompanha ativamente tudo isso?
A maioria das empresas que nos procura para assessorá-las em ações de marketing digital não tem esses hábitos. Muitos criam perfis, mas postam ocasionalmente, outras nem chegam a postar nada... alguns nem se lembram mais suas senhas de acesso.
Pode parecer engraçado, mas isso é muito preocupante. Parece que o fato de uma empresa ter um espaço #digital quase que #gratuito para exibir seus #produtos faz dele menos importante do que a loja física que consome energia, paga aluguel, precisa de funcionários, tem horário para abrir e para fechar... isso as obriga a correrem atrás, lutarem por um faturamento que lhes permita pelo menos manter as portas abertas e as luzes acesas. E acabam tão preocupadas em manter esse espaço físico que acabam negligenciando o espaço digital, como se este fosse um peso a mais para carregarem, quando é justamente o contrário. Quando finalmente se dão conta de que a saída é apostar nas vendas online, o negócio físico já consumiu tanto tempo e recursos que não já sobrou quase nada para investirem em marketing digital. E é geralmente aí que vemos a empresa dar seu último suspiro e fechar as portas definitivamente. O espaço online é a liberdade que o seu negócio tem para levá-lo além das fronteiras físicas. Atingir novos públicos, novos mercados e aumentar consideravelmente o seu faturamento.
Ainda não sabe por onde começar? Nós podemos dar uma ajuda. Entre em contato com nossa equipe. Um de nossos especialistas poderá fazer uma análise e elaborar uma proposta para fazer seu negócio E continue acompanhando nossas postagens. Regularmente estaremos postando artigos com dicas para melhorar seu marketing e fortalecer a presença digital e física do seu negócio.
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