Como você já deve saber, o Facebook ainda é a maior rede social do planeta e já possui 2,2 bilhões de usuários ativos. Isso representa quase um terço da população do planeta.
É claro que uma grande concentração de pessoas, acaba atraindo o melhor e o pior da Internet. Ao mesmo tempo em que você encontra e se comunica com seus amigos, mesmo aqueles com quem você não mantinha contato frequente, você também está sendo bombardeado de informações que nem sempre são relevantes para você. Felizmente, o algoritmo do #Facebok vem sendo constantemente aprimorado para lhe apresentar #conteúdo do seu interesse pra te manter conectado o máximo de tempo possível, pois é através das visualizações dos anúncios pelos usuários que o Facebook faz a sua #receita bilionária.
Então é disso que nós vamos falar hoje… de como deixar de ser um mero #consumidor de #anúncios e passar a ser um veiculador.
Se você possui um #negócio e deseja divulgar seus #produtos ou #serviços nas #RedesSociais, é fundamental que você saiba algumas dessas informações que nós vamos te passar hoje:
1) Ter uma boa página no Facebook é essencial para o seu negócio.
Muitas empresas até começam, tentam criar suas páginas mas acabam desistindo ou abandonando as mesmas por acharem que não estão alcançando os #resultados desejados.
Veja bem… Ter uma página no Facebook é como ter um filho… você precisa cuidar dela… alimentá-la com frequência… acompanhar o seu desenvolvimento… dar atenção… e exatamente como um filho, os primeiros meses (ou anos) são o período em que ela mais precisa dos seus cuidados. Então, não negligencie sua página. Poste conteúdos relevantes… não apenas propaganda, mas também informações que seu público considere útil. Somente assim é que as pessoas passarão a visitar sua página com maior frequência.
2) Cativar um bom público para a sua página.
Ter muitas #curtidas é muito bom… principalmente para quem deseja um bom alcance #orgânico, ou seja, aquelas postagens que aparecem no feed das pessoas sem a necessidade de impulsionamento pago. No entanto, cada vez mais, o Facebook vem reduzindo a distribuição orgânica das páginas… o que já chegou a ser 20%, hoje representa apenas 4% do seu público… ou seja… se a sua página possui 1.000 curtidas, apenas 40 dessas pessoas verão o seu conteúdo se você não impulsioná-lo. É por isso que os especialistas em redes sociais dizem que “Quem vive de orgânico é o dono da horta!”. Para ter um bom alcance, é necessário que o #público se envolva com as suas #postagens. E como fazer isso? Estimulando as pessoas que seguem a sua página a compartilharem o conteúdo que você posta. E como fazer isso? Pode ser através de um post fofinho, com crianças dançando, pets fazendo peraltices, ou um meme engraçado. Mas você deve, de preferência vincular seu produto ou serviço a esse conteúdo e criar essas postagens para que elas sejam exclusivas. Ou seja… não adianta postar algo que outras 1.000 páginas já postaram antes. O Facebook possui recursos para identificar isso e reduzir o #alcance desse tipo de #postagem. Então quanto mais pessoas compartilharem um conteúdo exclusivo, maior será o alcance #orgânico das suas publicações.
3) Alternar conteúdos e anúncios.
Como dissemos na primeira dica, não basta postar somente anúncios daquilo que você está vendendo. É necessário que as pessoas “tomem fôlego” e parem para apreciar um bom conteúdo. E isso você pode fazer de três maneiras… 1) Fazendo um #vídeo que ensine como utilizar o seu #produto ou #serviço e obter o máximo aproveitamento deles. Você pode até deixar na descrição do vídeo um link de como adquirí-los, mas o foco aqui é levar esclarecimento ao consumidor, pois as pessoas com dúvidas tendem a não comprar. Então procure oferecer o máximo de segurança naquilo que você está vendendo. 2) Outra forma de gerar conteúdo relevante é fazendo uma #LIVE. Um vídeo ao vivo onde você pode interagir com o seu público e tirar as dúvidas ao vivo. Dar dicas de uso e consumo e demonstrar as vantagens de adquirir os seus produtos e serviços. 3) Finalmente, mas não menos importante, você pode criar um #blog dentro do seu #site e postar artigos interessantes que gerem #tráfego para ele e estimulem as pessoas a saber mais a respeito daquilo que você está oferecendo. Caso você não tenha lido nosso artigo "Como melhorar o SEO do seu site?" recomendamos a leitura para que você entenda a importância dessa ação.
4) Crie uma rotina de publicações.
Dependendo do seu ramo de #negócio, você não precisa postar conteúdos diários, porém é recomendável que você publique algo pelo menos 3 vezes por semana.
Vá analisando o #comportamento do seu #público, as postagens com mais #curtidas, #visualizações e #interações e principalmente, os dias e horários da semana em que seu conteúdo foi mais acessado. Isso pode te ajudar a identificar os #hábitos do seu #consumidor e poupar esforços para atingir um número maior de pessoas.
5) Invista em anúncios pagos.
Defina uma #verba mensal para #investir em #anúncios patrocinados ou impulsionamento pago do seu conteúdo. Isso ajudará você a obter melhores #resultados e a alcançar novos públicos. O Facebook possui ferramentas para definição do perfil de pessoas que você deseja atingir… por região… faixa etária… assuntos de interesse… dados demográficos… gênero… etc. Assim você garante que o seu conteúdo seja exibido somente para as pessoas que interessam para o seu negócio, poupando muito dinheiro e muito trabalho em responder dúvidas de quem não se encaixa no perfil de consumidor desejado.
6) Nunca deixe de responder às perguntas das pessoas.
É claro que você vai receber contatos de muita gente sem noção, com #dúvidas totalmente descabidas e #perguntas sem pé nem cabeça, muitas vezes a resposta para essas perguntas já está respondida no próprio texto da #publicação e as pessoas não leram ou não prestaram atenção, mas isso faz parte do jogo! Muitas vezes as pessoas só querem atenção. Tente não ser rude com elas e responder com a máxima educação possível. Se a resposta for muito seca ou demorar muito, a pessoa pode desistir de comprar seu produto e pior, pode gerar na cabeça do consumidor uma imagem negativa com relação à sua empresa. Então, considere ter um #profissional capacitado para tirar as dúvidas e prestar um atendimento o mais eficiente possível. Isso faz parte do marketing e da percepção que as pessoas passarão a ter da sua da sua marca!
Enfim… agora que você já sabe por onde começar, que tal aproveitar essa pausa forçada da pandemia para melhorar a sua presença #digital?
No próximo artigo nos vamos falar um pouco sobre como utilizar o #Instagram para reforçar seus resultados comerciais.
Se você ainda tiver dúvidas, nossa equipe de especialistas está aqui para te ajudar! Entre em contato conosco e solicite um atendimento!
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