Qual é o seu ramo de negócio? Indústria? Serviços? Varejo? O que você produz? de que maneira você comercializa aquilo que você produz? e a mais importante de todas as perguntas: Quem compra ou quem consome aquilo que você produz?
Sabia que essa informação é vital para o seu modelo de #negócio?
Sabia que menos de 20% das empresas possui capacidade de #monetizar a sua base de clientes além das atividades cotidianas de compra e venda?
Parando para analisar o sistema comercial pela ótica do cliente, responda:
Quantas vezes você fez um #cadastro em uma loja, farmácia, pet shop, salão de cabeleireiro, supermercado, etc… e esse estabelecimento jamais entrou em contato com você, nem sequer pra te desejar um feliz natal?
Pois saiba que esse é apenas um pequeno indício de que a maioria das empresas não tem a menor ideia do que fazer com os dados preciosos dos clientes que eles possuem.
Realizar ações #sazonais para entrar em #contato com o seu cliente e lembrá-lo de que você existe e que seu estabelecimento está ali para facilitar e melhorar a vida dele de alguma forma.
Mais do que realizar vendas, estar presente na vida do seu consumidor é uma forma de demonstrar preocupação com ele… mostrar que você está ali sempre que ele precisar e buscar suprir as suas necessidades dentro do seu escopo profissional.
Seja para lembrar o seu #público que o seu estabelecimento é “pet friendly” e que o animalzinho de estimação dele é bem vindo… seja para lembrar as mamães de que seu restaurante tem um espaço kids, onde ela pode fazer as suas refeições com tranquilidade sem se preocupar com os filhos 100% do tempo… ou ainda, para lembrar que ele tem um cupom de desconto que está prestes a expirar e que ele pode usá-lo na sua próxima compra até o final do mês…
São inúmeras as ocasiões em que tem um canal direto de contato com o cliente potencializa a sua capacidade de realizar novas vendas.
Em um mundo onde temos informação em excesso, dar às pessoas a informação que interessa a elas, tem um valor descomunal. Colocar o cliente no centro do seu modelo de negócio é construir uma proximidade entre você e o seu consumidor.
As ferramentas tecnológicas levaram o CRM (sigla em inglês para Gestão de Relacionamento com o Cliente) a um nível em que você é capaz de personalizar a relação com o seu público de uma forma nunca antes imaginada. A ponto de você saber antes dele, que o shampoo que ele usa está prestes a acabar (baseado na frequência com que ele compra esse produto) e que por isso, você está entrando em contato para lembrá-lo de que esta semana o shampoo vai entrar em oferta na sua loja, junto com uma série de itens de higiene pessoal.
Então, fica a pergunta: Quanto da informação que você tem sobre o seu cliente, você é capaz de utilizar para ajudá-lo a ter uma experiência de consumo mais prática e prazerosa?
A forma como tratamos os #dados valiosos que o nossos #clientes geram é o que vai diferenciar as empresas que, de fato já puseram seus pés no século XXI e aquelas que ainda estão paradas na era do lápis e papel… do cuponzinho impresso… do cartaz escrito com pincel atômico…
Portanto, investir em uma filtragem de dados eficaz e no uso das informações que você dispende de tempo para coletar é fundamental para levar seu negócio para a era tecnológica do CRM eficaz, com ações que fidelizam o consumidor porque ele sabe que você vai facilitar a experiência de consumo dele… e numa época em que já não temos mais tempo a perder, isso passa a ser um quesito de valor para todos.
Baseados nisso, perguntamos outra vez: O que você tem feito com os dados que seu cliente gera? O que você tem feito para transformar esses dados em uma ferramenta de potencialização do seu relacionamento com o consumidor? Como esses dados tem ajudado o seu negócio a evoluir e adorar inovações que o diferenciem dos seus concorrentes?
Ainda tem dúvidas de como utilizar os dados para alavancar as suas relações comerciais? Nossa equipe pode ajudar você nessa jornada!
Entre em contato por WhatsApp: (19) 3405-7406 ou pelo e-mail: falecom@vigla.com.br
Comments