O SEO (Search Engine Optimization) ou Otimização dos Mecanismos de Pesquisa é o conjunto de configurações que torna o seu site relevante para sites de busca como Google, Yahoo, Bing, entre outros. Cada um desses sites possui um algoritmo que realiza um “ranking” de relevância conforme os usuários realizam as buscas. Entender como funcionam esses algoritmos é o primeiro passo para melhorar a relevância do seu site e consequentemente, colocá-lo entre os primeiros resultados das buscas.
É fácil fazer isso? NÃO! Cada site tem suas particularidades, como palavras-chave específicas, públicos-alvo específicos, ações específicas que seus criadores esperam dos seus usuários. Uma loja virtual, por exemplo, deve ter um comportamento distinto de um site que oferece serviços locais. E isso faz toda a diferença na hora de tratar uma estratégia de SEO que torne cada um deles relevante para os mecanismos de busca.
Sites de Busca como Google e Yahoo exibem resultados orgânicos (gratuitos) e patrocinados (anúncios). O SEO é mais voltado para o primeiro caso, quando você deseja aparecer entre os primeiros resultados com um investimento relativamente baixo. Para fazer isso, eles criam “índices” como se fossem as antigas páginas amarelas das listas telefônicas. Esses índices são atualizados o tempo todo com novos sites, novas páginas, novas informações através programas automatizados (inteligência artificial), criados para vasculhar site por site e colocar cada um em suas categorias de relevância. É por isso que quando você abre o Google e pesquisa por “Loja de Ferramentas” ele vai exibir uma infinidade de estabelecimentos comerciais que vendem ferramentas. Esses resultados podem ser:
1) Uma lista de endereços das lojas de ferramentas mais próximas de você. Nesse caso, o site baseia-se em sua localização geográfica para fornecer os endereços de lojas mais próximas de onde você está.
2) Uma lista de anúncios de sites que vendem ferramentas online. Aqui, são sites que comercializam ferramentas e pagam o Google para exibir seus nomes no começo da lista.
3) Uma tabela de ofertas de ferramentas que lojas virtuais indexam no Google para vender produtos que o usuário possivelmente esteja interessado
4) Uma lista de sites que tenham algo relacionado com lojas de ferramentas. É aqui que aparecem todos os resultados dos sites, organizados pela ordem da relevância que cada um deles tem, de acordo com a palavra chave pesquisada.
Os fatores de ranqueamento dos mecanismos de busca envolvem:
• Qualidade do conteúdo.
Nesse primeiro filtro, o site de busca descarta os sites com conteúdo pobre ou irrelevante para o usuário. Permanecem então, aqueles com mais chances de conter um conteúdo interessante para quem está pesquisando. Quanto melhor for o conteúdo do seu site (fotos, textos, vídeos, organização de páginas, etc.) maiores as chances dele passar nesse primeiro filtro.
• Quantidade de conteúdo.
Sites com mais páginas e mais conteúdo tendem a ser considerados mais relevantes pelos algorítmos, porque eles entendem que a riqueza de informações sobre determinados assuntos interessa mais a quem está procurando por eles. Então esse filtro também mantém os sites com maior quantidade de conteúdo.
• Palavras-Chave
O uso de palavras-chave relevantes para o seu site garante que os sites de busca entendam que aquele conteúdo é relevante para quem está procurando. Então as páginas com maior ocorrência dessas palavras são exibidas primeiro. Então se o seu site fala sobre carros elétricos, por exemplo, quanto mais o tempo “carro elétrico” aparecer, mais o Google entenderá que a aquele conteúdo é relevante na pesquisa de quem realiza a busca por esse termo.
• URLs Amigáveis.
Quanto mais intuitiva e fácil de digitar um endereço de página, mais fácil é para o usuário se lembrar dela. Muitas vezes elas trazem as palavras chave que o usuário procura. Ex. www.seusite.com.br/produtos-em-oferta
Sites de busca como o Google tendem a dar mais relevância nesse tipo de URL do que em uma como: www.seusite.com.br/ofertas%content=87027&gclid=CjwKCAiA1rPyJYTjQs0W
• Tags de título
As páginas com as tags título servem para os mecanismos de busca ordenarem o conteúdo em categorias de interesse. Essas tags são importantes pois elas vão aparecer nos resultados da pesquisa, junto com o nome e o endereço dos sites listados. Então quanto melhor os seus tags, maiores as chances do seu conteúdo aparecer primeiro nas buscas.
• Tags de Cabeçalho
As Heading Tags são fundamentais para mostrar aos sites de pesquisa qual a hierarquia das páginas e a ordem em que elas devem ser exibidas nos sesultados. Nesse caso, uma página de apresentação de um produto tende a ser exibida antes da página de instruções de uso, por exemplo.
• Meta Description
Uma tag Meta Description é a descrição em poucas palavras do que o usuário vai encontrar naquela página. É como se fosse aquele textinho de sinopse da Netflix que mostra para o espectador o que esperar daquele filme ou série. Ele é exibido logo abaixo do título do site nos resultados de busca.
• Tempo de Permanência
Sim… até isso os sites de busca levam em conta para rankear um site. Quanto mais tempo as pessoas passam num determinado site ou página, mais aquele conteúdo ganha relevância e maiores são as chances dele ser exibido primeiro. Então a taxa de rejeição do
• Volume de Tráfego
Você já deve imaginar que um site com um volume de acessos monstruoso tende a aparecer primeiro nos sites de busca, não é? Sim… esse também é um dos fatores de rankeamento, apesar de não ser o principa. Sites com mais tráfego ganham maior relevância nos mecanismos de busca. Então se você quer melhorar a quantidade de acessos do seu site, deve pensar em estratégias para promovê-lo com campanhas online e offline.
• Otimização de Imagens
Inserir descrições das imagens ajuda os sites de busca a entenderem do que aquela imagem se trata e considerá-las nos quesitos de relevância dos resultados de pesquisa. Evite salvar imagens como imagem1.jpg. Se a imagem trata-se da fachada da sua empresa, utilize nomes como fachada.jpg por exemplo. Também é interessante colocar alt text no seu código HTML, ele é utilizado para que pessoas com deficiência visual tenham uma descrição da imagem. Nesses casos, o navegador do site lê para o usuário essas descrições.
Dê preferência por fazer descrições de imagens utilizando palavras chaves. Assim você aumenta a relevância do seu conteúdo para elas.
• Tamanho da imagem
Imagens muito pesadas pode dificultar a navegação, principalmente se a internet do usuário for lenta ou se ele estiver acessando através de um dispositivo móvel. Prefira imagens mais leves que são mais fáceis de carregar. Quanto mais rápido o carregamento do site, mais relevante ele se torna para os mecanismos de busca.
• Sites responsivos
E falando em dispositivos móveis, não custa nada lembrar que a maioria dos acessos à internet atualmente se dá através de aparelhos como tablets e celulares. Ter o conteúdo do seu site adaptado para eles, portanto, gera nos sites de busca uma relevância maior e os coloca na frente na ordem de exibição dos sites construídos pensando somente em computadores.
• Botões de compartilhamento
A presença de botões de compartilhamento também são fatores de rankeamento e ajudam os usuários a compartilhar o seu conteúdo com amigos. Esse compartilhamento pode gerar mais tráfego para o seu site e fazer com que ele ganhe mais relevância.
• Backlinks
Sempre que um outro site tem um link que aponta para uma página do seu site, os mecanismos de busca contam como um backlink. Quanto maior o número de backlinks para o seu site, mais os sites de pesquisa entendem que ele tem “popularidade” e passa a considerá-lo mais relevante. Então ter sites parceiros que ajudem a divulgar o seu conteúdo com backlinks é sempre interessante.
• Autoridade de Domínio
Domínios mais antigos tem mais autoridade do que domínios mais recentes. A quantidade e frequência de conteúdo postada por esse domínio também aumenta a sua autoridade.
• Localização
Como já foi dito no início da matéria, sites como Google levam em conta a proximidade geográfica para ordenar os resultados de buscas. É por isso que se você mora no Paraná, tenderá a obter mais resultados de empresas do seu estado do que quem mora no Mato Grosso, por exemplo. Esse é um fator que já não está sob seu controle, mas é sempre bom saber.
• Engajamento
Quanto mais menções seu site possui em redes sociais, maior a propabilidade dos sites de busca o considerarem relevante. Nesse caso, eles são exibidos com maior frequência nos resultados. Você pode criar campanhas em redes sociais para gerar um engajamento maior e com isso, beneficiar o tráfego do seu site.
Bom, essas foram algumas explicações e dicas de funcionamento do SEO. Entendendo esses primeiros conceitos, você poderá planejar e executar melhor estratégias de SEO que melhores a visibilidade e a relevância do seu site nos mecanismos de buscas. No próximo artigo, darei algumas ideias de melhorias nas estratégias de SEO utilizando os conceitos abordados hoje.
Se você ainda tem dúvidas ou não sabe com aplicar essas estratégias, nossa equipe está disponível para prestar assessoria completa em SEO. Entre em contato conosco, teremos o maior prazer em lhe atender!
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